Twingo Initiale Paris: diversão com "grife"
O Twingo teve uma longa vida comercial de 14 anos, por isso, foi sendo alvo de ligeiras actualizações e de versões especiais.
Tecnicamente, a primeira grande mudança foi a substituição, em 1996, do velho Cléon por um motor mais actual, o D7F, de árvore de cames à cabeça e injecção multi-ponto. Tinha 1149cc e 60cv e prestações praticamente idênticas ao antecessor. Como principais vantagens, a redução de emissões poluentes e consumos ligeiramente mais baixos.
Um toque de charme
deAo longo destes anos o Twingo conquistou uma franja especial do mercado. Um público que até tinha poder de compra para ter algo mais do que um banal utilitário, mas que via o modelo como um carro “chique”, com atitude e personalidade, adequado a uma utilização urbana.
Assim, a “Twingomania”, adaptou-se, integrando a linha de acabamentos Initiale Paris, que era no fundo uma sucessora da gama Baccara. Uma vez mais, o marketing do Twingo foi excepcional, ao criar um nome que fazia lembrar as "etiquetas de grife", que associamos a produtos de luxo franceses, sejam roupas, acessórios, ou perfumes.
O Twingo Initiale ia no sentido oposto das versões iniciais: as cores berrantes eram substituídas por tons elegantes e sóbrios, sempre metalizados, algures entre o bronze e o azul-escuro, com interiores em cores semelhantes, mas integralmente revestidos a pele.
O conforto que faltava
Os vidros eléctricos o ar condicionado, o porta-luvas com tampa, rádio com comandos no volante, volante forrado a pele e outras comodidades, estavam igualmente presentes. E, no entanto, o Initiale mantinha o ar simpático e alguma coerência com a linhagem. Do ponto de vista da utilização é o melhor de todos os modelos e proporciona uma experiência de condução muito mais moderna do que. modelo inicial.
O Initiale monta umas elegantes jantes especiais, que transformam a aparência, e tem já conjuntos ópticos mais modernos e pára-choques à cor da carroçaria.
Uma vez lá dentro, a maior firmeza dos bancos proporciona mais conforto. O volante de três braços com airbag tem melhor pega e está mais próximo do condutor.
Rodando a chave, nota-se imediatamente a maior serenidade do motor. Aqui os comandos são todos leves, incluindo a direcção que tem assistência eléctrica. Com grande leveza e elegância, o Initiale “desliza” na selva urbana.
Este exemplar
Este Twingo Initiale anunciado na Motorbest, é seguramente o mais famoso de Portugal. Se ainda não adivinhou, trata-se do exemplar amplamente documentado no canal "Automóveis com História", do nosso amigo Marcos Santos.
Ao longo da série de vídeos que dedicou ao Twingo, o Marcos documentou o longo processo de recuperação que realizou com alguns dos seus parceiros e que incluiu a pintura total, restauro de interiores, além de uma intervenção mecânica onde nada foi poupado, nomeadamente:
- Óleo de motor e filtros
- Óleo da caixa de velocidades
- Embraiagem
- Travagem (calços, discos, bombitos, óleo)
- Suspensão
- Distribuição e bomba de água
- Radiador
- Jantes e pneus
E muito mais…
É uma oportunidade de adquirir um verdadeiro "Automóvel com História", e evitar as derrapagens financeiras que sempre acontecem quando queremos comprar um exemplar barato e levá-lo a este estado.
Clique aqui para ver anúncio completo.











