Campeonatos ANPAC estreiam Monteblanco
Campeonato Nacional de Clássicos e Legends 1300
Num circuito que todos os pilotos portugueses estavam a conhecer, a qualificação acabou por ser liderada por Pedro Barbosa (Datsun 1200) com um tempo inalcançável para os seus adversários.
Nos clássicos, foi seguido por Nuno Soares (Datsun 1200) e Carlos Cruz (Datsun 1200 Coupé). Entre os Legends 1300, o melhor foi Paulo Mendes (Citroën AX Sport), seguido de João Arantes (Toyota Starlet) e Paulo Teixeira (Citroën AX Sport). Entre os pilotos da Stock Cup, tempo mais rápido para o Opel Corsa do ISEP com Filipe Monteiro. No Desafio ANPAC, o melhor foi Filipe Marques e na aguerrida classe dos City (Citroën C1), Pedro Antunes foi o mais rápido seguido de Afonso Inácio e Ricardo Coroado.
Perante esta grelha com 29 carros à partida para a primeira corrida, Pedro Barbosa esteve imparável e dominou da luz à bandeira de xadrez. No final da corrida, o piloto do Datsun verde foi pressionado por Carlos Cruz que fez uma prova de recuperação. Isto porque arrancando da segunda fila da grelha, a verdade é que perdeu uma posição para Paulo Mendes.
Carlos Cruz teve de passar, primeiro por Nuno Soares, depois por Paulo Mendes. Encetou a busca pela vitória e, ainda encurtou distâncias para o líder da prova. Fez a volta mais rápida da corrida, por larga margem, mas faltaram voltas para conseguir apanhar Pedro Barbosa que, assim, foi o vencedor da corrida e entre os Clássicos.
Perdida a terceira posição para Nuno Soares, Paulo Mendes focou-se na vitória entre os Legends 1300. Conseguiu esse objetivo sem grandes dificuldades, mantendo o quarto lugar à geral, na frente de João Arantes e Jorge Marques, ambos em Toyota Starlet. Este último veio do final da grelha de partida – não foi possível fazer a sessão de treinos cronometrados – numa recuperação extraordinária até ao terceiro lugar da categoria Legends 1300.
Mais atrás assistimos a mais uma sessão de luta intensa por posições nas categorias Desafio ANPAC, Stock Cup e City. Entre os Fiat Punto 85, Filipe Marques foi quem conseguiu manter um ritmo elevado, ficando na frente de Daniel Gouveia e António Costa e Oscar Rosmano, com Nuno Pinheiro a ser forçado a abandonar.
Nos Stock Cup, Frederico Formiga venceu com o Honda Jazz – que se imiscuiu na luta entre os melhores dos Legends 1300 – com uma boa vantagem para Resli Nasirli (Ford Fiesta) e Lourenço Bartolomeu (Seat Ibiza). Porém, terá de ser destacada mais uma belíssima corrida de Filipe Monteiro ao volante do Opel Corsa preparado pelos alunos do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Infelizmente o Corsa não durou toda a corrida e depois de um toque com outro concorrente, abandonou a seis voltas do final. Terminou classificado no quinto lugar dos Stock Cup, na frente do Rover 25 de Trevor Strech, igualmente classificado, mas forçado ao abandono.
Entre os City, após uma luta muito intensa, levou a melhor Afonso Inácio, na frente de Pedro Antunes e Ricardo Coronado. Mais longe desta batalha, ficaram Simplício Taveira, Pedro Cruz e Daniel Monteiro. Luís Alcino foi o único bafejado pelo azar, sendo forçado a abandonar.
De referir que nos Legends 1300, atrás dos três primeiros, ficaram o Peugeot 106 de Pedro Teixeira e carro idêntico de Gonçalo Matias.
A segunda corrida foi bastante diferente. Logo após a largada, Carlos Cruz (Datsun 1200 Coupé) tentou passar por Pedro Barbosa (Datsun 1200). Não conseguiu, mas manteve a pressão e o vencedor da primeira corrida conheceu muito maiores dificuldades. Carlos Cruz chegou a ser ultrapassado por Paulo Mendes (Citroën AX Sport), mas resolveu esse problema de forma célere entregando-se ao duelo com Pedro Barbosa.
Por outro lado, Nuno Soares não exibiu o mesmo andamento da primeira manga, ficando para trás. Um problema mecânico apoquentou o piloto, que acabou mesmo por abandonar.
Pedro Barbosa e Carlos Cruz acabaram por se isolar lá na frente, mantendo um duelo aceso, com o segundo a dar o tudo por tudo para tentar passar para a frente, sem sucesso.
Paulo Mendes conheceu algumas dificuldades e não evitou perder o lugar do pódio para João Braga (Datsun 1200), mas garantiu o essencial, a vitória na sua categoria, os Legends 1300.
Entre os Fiat Punto, a recuperação de Daniel Gouveia permitiu-lhe superiorizar-se a António Costa, ficando logo a seguir Oscar Rosmano. Infelizmente, Nuno Pinheiro foi forçado ao abandono, embora tenha ficado classificado, o mesmo sucedendo com Nuno Santos. Já nos Stock Cup, Frederico Formiga foi o melhor com o Honda Jazz, na frente de Filipe Monteiro, Resit Nasirli (Ford Fiesta). Entre os City, Pedro Antunes acabou por ganhar, após luta muito intensa com Afonso Inácio e Luís Alcino. Fora do pódio ficaram Simplício Taveira e Daniel Monteiro.
Nos Legends 1300, além de Paulo Mendes, o vencedor e quarto classificado à geral, subiram ao pódio João Arantes (Starlet) e Pedro Teixeira (AX Sport), respectivamente.
A segunda corrida dos Campeonatos de Portugal de Velocidade Clássicos e Super Legends foi disputada debaixo de muito calor e isso acabou por ter influência no resultado da prova.
Lançada nos mesmos pressupostos da primeira manga, esta segunda corrida viveu durante seis voltas a luta entre Francisco Gonçalves e João Macedo Silva. O piloto do Porsche 911 RSR pressionou muito o Lotus Elise verde e volvidas seis passagens pela linha de meta, o carro britânico entendeu que estava demasiado calor e deixou Francisco Gonçalves apeado e desolado nas boxes.
Macedo Silva alcançou assim uma vitória que seria difícil, fazendo o pleno nas quatro provas disputadas até agora no Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos. Na luta pelos outros lugares do pódio, estiveram Cláudio Vieira, Bruno Santos, Rui Costa e João Novo, que acabaria por desistir com problemas no Escort.
Assim, os dois Porsche 911 RSR mantiveram-se na frente do Escort de Rui Costa e completaram um pódio 100% Porsche.
Bruno Lima levou o Ford Escort RS 2000 à vitória no Grupo 1.
Nos Super Legends, o abandono de Francisco Gonçalves abriu a oportunidade a Frederico Formiga, que venceu à geral para o campeonato e na categoria Super Extra, na frente do VW Golf de Pedro Oliveira, com o Ford Puma de Jorge Rocha a fechar o pódio.
Com Eleutério Duarte a ser forçado ao abandono, a vitória nos Super Trophy ficou para o António Duarte a volante de um Renault Clio RS. Luís Delgado ficou em segundo e venceu na Type R Legacy Cup. Seguiram-se Luís Mendes (Honda Civic Type R) e João Ventura (Honda Civic Type R).
Luís Liberal voltou a ser mais lento no arranque e a segunda corrida começou com Joaquim Soares na frente da corrida. O piloto do BMW laranja foi-se mantendo na frente até que o BMW M3 E30 "Art Car" passou por Soares instalando Liberal no comando. Luís Liberal acabou por ir-se embora e rubricar mais uma vitória, a segundo do fim de semana de Monteblanco e a quarta da temporada.
Mais atrás, Gonçalo Novo subiu ao terceiro lugar e era perseguido por José Miguel Almeida e Artur Monteiro. Quanto o piloto do Citroën Saxo se desenvencilhou do Honda Integra Type R, partiu para o ataque à posição de Novo. Atrás deles, ficava a expectativa de mais uma luta clássica, entre José Miguel Almeida e Tiago Ribeiro.
Um pião de Daniel Moreira fez sair o “Safety Car” condicionando a corrida e juntando todo o pelotão. Acabou por não demorar muito esta presença em pista, mas o muito calor com o andamento lento criou dificuldades. No recomeço, Luís Liberal foi-se embora e Gonçalo Novo tentou o ataque a Joaquim Soares. Mais atrás, Tiago Ribeiro passou por José Miguel Almeida, aproveitando alguns carros atrasados. Mas a luta entre estes dois voltaria a recrudescer com a junção de Pedro Bartolomeu. O piloto do Renault Spider viu o Peugeot de Gonçalo Novo ter problemas e abandonar a três voltas do final, e perante isso tentou passar pelos dois Integra Type R.
Primeiro a ser passado foi José Miguel Almeida, depois foi Tiago Ribeiro. Entretanto, também Artur Monteiro conheceu problemas e ficava fora de prova a três voltas do final. E com esta luta, Joaquim Soares ficou tranquilo no segundo lugar e Pedro Bartolomeu chegou ao pódio.
Olhando para as classificações, Luís Liberal venceu à geral e na L99, à frente de Paulo Lima (BMW M3 E30) vencedor da L90, enquanto Joaquim Soares fechou o pódio. Pedro Bartolomeu conquistou a vitória nos Legends Trophy/Taça Legends 2000. Já nos L99/Taça Legends 2000 vitória para Tiago Ribeiro na frente de José Miguel Almeida, Paulo Ferraz (Renault Clio). Miguel Matias (Citroën Saxo Cup) venceu os L99/Taça Legends 1600 seguido de Luís Ascenção (Honda Civic).
Campeonato de Portugal de Velocidade Legends
Na qualificação dos Legends, o melhor acabou por ser Luís Liberal, o piloto que venceu as duas corridas da primeira jornada disputada no Autódromo do Estoril. Paulo Lima, com outro BMW M3 E30 foi segundo. Uma das surpresas da qualificação foi o tempo do Subaru Impreza de Sérgio Pinto, na frente de Joaquim Soares.
Assim, nos L99, o mais rápido foi, naturalmente, Luís Liberal seguido de Sérgio Pinto, Joaquim Soares (BMW M3 E36) e Daniel Moreira (BMW M3 E36). Paulo Lima foi o melhor nos L90, não tendo a concorrência de João Novo devido a problemas no Ford Sierra RS500, tendo feito apenas duas voltas.
Os Legends Trophy/Taça Legends 2000 foram dominados por Hugo Ferreira (Renault Spider), ficando Pedro Bartolomeu (Renault Spider) na segunda posição. Já nos L99/Taça Legends 2000 o melhor foi o Honda Integra Type R de José Miguel Almeida, seguido de carro idêntico de Tiago Ribeiro e o Peugeot 306 de Pedro Lisboa. Nos L99/Taça Legends 1600, o melhor foi Gonçalo Novo (Peugeot 106) seguido de André Monteiro e Miguel Matias (ambos em Citroën Saxo Cup).
A primeira corrida começou com Luís Liberal a fazer um arranque menor e a ser ultrapassado por Sérgio Pinto com o Subaru Impreza e por Joaquim Soares no BMW M3 E36. Um par de voltas foi suficiente para Luís Liberal passar por Joaquim Soares e encetar logo a recuperação. Uma vez mais, Gonçalo Novo encaminhou-se para um excelente resultado, liderando a categoria L99/Taça Legends 1600. Sérgio Pinto foi mantendo um ritmo elevado e dificultando a vida a Luís Liberal.
Infelizmente, o Subaru começou a dar algumas dores de cabeça ao piloto e foi uma questão de tempo até Luís Liberal chegar ao primeiro lugar. Imediatamente a seguir, o Subaru Impreza forçou o abandono. A partir daqui a corrida ficou sentenciada, tendo de se olhar mais para trás para conhecer alguma emoção. José Miguel Almeida andou a trocar de posições com o Citroën Saxo Cup de André Monteiro. O piloto do carro francês queria apanhar Gonçalo Novo e passou pelo Honda Integra Type R de Almeida e de Tiago Ribeiro. O tempo perdido atrás dos dois Honda acabou por inviabilizar o ataque ao piloto do Peugeot 106.
Entretanto, voltámos a um clássico das corridas Legends, com a luta entre Tiago Ribeiro e José Miguel Almeida. O primeiro conseguiu fugir durante algumas voltas, mas Almeida conseguiu aproximar-se e as últimas voltas foram de luta intensa entre os dois, com Tiago Ribeiro a superiorizar-se a José Miguel Almeida. Outra luta intensa decorreu entre o Peugeot 306 de Pedro Lisboa, o Renault Spider de Hugo Ferreira e o Citroën Saxo de Miguel Matias. Um trio que acabou desfeito pelos problemas no Peugeot de Lisboa. E Hugo Ferreira bateu o Saxo de Matias.
Contas feitas, Luís Liberal venceu os L99 na frente de Joaquim Soares. Nos L90, Paulo Lima dominou com o BMW M3 E30, que levou a terceiro da geral. Nos L99/Taça Legends 1600, vitória para o Peugeot 106 de Gonçalo Novo, seguido de André Monteiro, Miguel Matias e Artur Monteiro. Fábio Mota abandonou, mas ficou classificado. Já José Mota não participou na corrida. Nos L99/Taça Legends 2000, vitória para Tiago Ribeiro na frente de José Miguel Almeida, com Pedro Lisboa a abandonar, mas a ficar classificado.
Luís Liberal voltou a ser mais lento no arranque e a segunda corrida começou com Joaquim Soares na frente da corrida. O piloto do BMW laranja foi-se mantendo na frente até que o BMW M3 E30 "Art Car" passou por Soares instalando Liberal no comando. Luís Liberal acabou por ir-se embora e rubricar mais uma vitória, a segundo do fim de semana de Monteblanco e a quarta da temporada.
Mais atrás, Gonçalo Novo subiu ao terceiro lugar e era perseguido por José Miguel Almeida e Artur Monteiro. Quanto o piloto do Citroën Saxo se desenvencilhou do Honda Integra Type R, partiu para o ataque à posição de Novo. Atrás deles, ficava a expectativa de mais uma luta clássica, entre José Miguel Almeida e Tiago Ribeiro.
Um pião de Daniel Moreira fez sair o “Safety Car” condicionando a corrida e juntando todo o pelotão. Acabou por não demorar muito esta presença em pista, mas o muito calor com o andamento lento criou dificuldades. No recomeço, Luís Liberal foi-se embora e Gonçalo Novo tentou o ataque a Joaquim Soares. Mais atrás, Tiago Ribeiro passou por José Miguel Almeida, aproveitando alguns carros atrasados. Mas a luta entre estes dois voltaria a recrudescer com a junção de Pedro Bartolomeu. O piloto do Renault Spider viu o Peugeot de Gonçalo Novo ter problemas e abandonar a três voltas do final, e perante isso tentou passar pelos dois Integra Type R.
Primeiro a ser passado foi José Miguel Almeida, depois foi Tiago Ribeiro. Entretanto, também Artur Monteiro conheceu problemas e ficava fora de prova a três voltas do final. E com esta luta, Joaquim Soares ficou tranquilo no segundo lugar e Pedro Bartolomeu chegou ao pódio.
Olhando para as classificações, Luís Liberal venceu à geral e na L99, à frente de Paulo Lima (BMW M3 E30) vencedor da L90, enquanto Joaquim Soares fechou o pódio. Pedro Bartolomeu conquistou a vitória nos Legends Trophy/Taça Legends 2000. Já nos L99/Taça Legends 2000 vitória para Tiago Ribeiro na frente de José Miguel Almeida, Paulo Ferraz (Renault Clio). Miguel Matias (Citroën Saxo Cup) venceu os L99/Taça Legends 1600 seguido de Luís Ascenção (Honda Civic).