Fiat 124 Spider: mais do que uma cara bonita
Uma base técnica excepcional
Por baixo da aparência pouco espectacular da berlina 124, estava um automóvel muito moderno para a época. A transmissão era clássica, com motor longitudinal à frente e tracção atrás, mas tudo o resto era bastante actual: travões de disco às quatro rodas, eixo traseiro com molas helicoidais e amortecedores telescópicos e barra Panhard e suspensão dianteira independente. Além disso, o 124 tinha já zonas de deformação programada para diminuir os riscos em caso de impactos frontais.
Pelas suas qualidades, o 124 venceu o Troféu Carro Europeu do Ano em 1966, relegando para o segundo lugar o BMW 1600.
A primeira aplicação de um dos melhores motores da história
Contudo, o 124 nada tinha de desportivo até ser apresentado no salão de Turim o Sport Spider. Numa época em que os descapotáveis tinham elevada procura, o 124 foi uma pedrada no charco. Ao contrário do antecessor, o 1500 Cabriolet, o Sport Spider tinha pergaminhos mecânicos que o colocavam acima da concorrência britânica. O ponto forte estava no motor de dupla árvore de cames desenvolvido por Aurelio Lampredi. Nesta versão, o motor de 1438cc é alimentado por um Weber duplo, debitando 90cv.
Para se perceber o quão extraordinário e avançado era este motor, basta pensar que permaneceu em produção ao longo de 19 anos e que as posteriores evoluções continuaram a ser aplicadas em modelos do Grupo Fiat até 1998, sendo o Delta HPE o último automóvel equipado com o Lampredi. Pelo meio, motorizou modelos tão extraordinários como 131 Abarth, o Lancia 037, os Delta S4 e Integrale ou sport-protótipo LC1.
Design com assinatura de um Mestre
Lampredi viu o seu motor estrear-se precisamente no 124 Sport Spider. Este descapotável aproveitava as qualidades da plataforma da berlina, mas com a distância entre eixos encurtada em 14cm e um centro de gravidade mais baixo, prometia libertar o potencial desportivo. Mas neste segmento, nada disso seria garantia de sucesso comercial sem um desenho sedutor. O 124 é um dos desenhos mais geniais de Tom Tjaarda, ao serviço da Pininfarina e, como é costume, o modelo original é o mais puro, e aquele que apresenta o maior equilíbrio entre agressividade e elegância, com a grelha simples, os farolins pequenos e sem as bossas no capot que lhe dão uma agressividade desnecessária.
Experiência de condução referencial
O motor desperta sem hesitação, e mantém um ralenti perfeito e muito sereno. Um pequeno toque no acelerador faz disparar a bonita agulha do taquímetro, como é de esperar de um motor que tem mais diâmetro do que curso. Esta sensação de linearidade, continua depois de arrancar: a resposta ao acelerador é muito precisa e a embraiagem fácil de dosear. O comando da caixa é muito inclinado para o condutor, quase como o Spider da Alfa Romeo. O movimento da alavanca é longo, mas o accionamento é muito suave e preciso, acompanhado por um clique metálico de cada vez que uma velocidade é engrenada.
A relação final do 124 Sport Spider 1.4 é de 4.1 e com a quinta velocidade em “overdrive”. No entanto, o Spider tem as três primeiras relações ligeiramente mais curtas do que um Coupé e isso é perceptível na condução. O descapotável acelera com genica, e a panela desportiva com que está equipado, deixa o “bialbero” vocalizar todo o entusiasmo. A sonoridade é grave e rouca e até às 5000rpm não há sinal de qualquer hesitação. Na realidade, parece um motor bem maior do que é.
Os travões acompanham na perfeição e completam um conjunto dinâmico francamente surpreendente para a época e estilo de automóvel. Não admira, pois, que os 124 Spider acabassem por ter uma feliz carreira desportiva.
Este exemplar
É evidente, ao fim dos primeiros metros, a condição excepcional em que se encontra este exemplar. A suspensão foi revista e está um pouco mais firme do que em estado original, o que torna a experiência de condução mais precisa. Apesar disso, a carroçaria revela-se muito rígida, mesmo nos maus pisos, o que é incomum em descapotáveis desta época.
Equipamento completo
Este exemplar está equipado com upgrades como os encostos de cabeça ou o volante da marca italiana Personal. De origem, veio equipado com a caixa de cinco velocidades, que era um opcional nesta versão. Conta ainda com um escape desportivo, com uma sonoridade melodiosa, mas não intrusiva.
Consulte aqui o anúncio completo.
Fiat 124 Sport Spider AS 1400
Anos de produção 1966 a 1970
1438cc
80 x 71,5
90cv DIN às 6500rpm
112Nm às 4000rpm
Carburador duplo Weber DCF 2V
Quatro cilindros em linha posição longitudinal dianteira e dupla árvore de cames
Carroçaria monobloco em aço de duas portas (2+2)
3971mm de comprimento
2280mm entre eixos
945kg de peso
Suspensão dianteira independente, de triângulos e molas helicoidais e amort. telescópicos
Suspensão traseira de eixo rígido, barra Panhard, barra est., molas helicoidais e amort. telescópicos.
Travões de disco com servofreio
Tracção traseira
Caixa de 5 velocidades manual
170km/h de V. Máxima












