Elenco de luxo no Fórum Motorbest/autoClássico
A cada ano, o fórum Motorbest, uma das várias animações do autoClássico, tem dado voz a vários convidados e homenageados do salão, com o público a aderir cada vez em maior número.
Homenagens e emoções em duas e quatro rodas
Começando pelo fim, o programa desta edição do fórum foi desde logo especial por contar com uma sentida homenagem ao herói nacional do motociclismo que o Dakar nos levou, o rapidíssimo Paulo Gonçalves.
A homenagem foi conduzida especialmente pelo historiador e amigo do piloto, Penteado Neiva e contou a com presença de amigos e da família do piloto, mais concretamente, mulher e filhos.
Igualmente emocionante foi a homenagem ao carismático e talentoso Alexandre Laranjeira, o piloto de superbikes que, ao longo de vários anos provou que o talento de um piloto português poderia impor-se nos mais exigentes palcos mundiais, como o temido Circuito da Guia, em Macau, onde venceu contra os melhores.
Outro dos pilotos que passaram pelo fórum nesta edição, foi o muito apreciado, brilhante e multi-facetado António Rodrigues. Exímio nas rampas, circuitos e ralis, o grande Campeão subiu ao palco, mas diante de uma plateia onde encontrou inúmeras caras conhecidas da sua carreira. Desde mecânicos a comissários, passando por chefes de equipa e adversários ilustres.
Rodrigues recordou passagens extraordinárias que vivem para sempre na memória dos adeptos nacionais do automobilismo e recebeu, também ele, uma placa de homenagem atribuída pela organização.
Os criativos
Outro dos privilégios do fórum deste ano, foi poder contar com a presença do director editorial da que é talvez a mais prestigiada revista internacional dedicada aos clássicos, a Octane. James Elliott veio de Inglaterra para integrar o júri do Concurso de Elegância autoClássico e também para um bom momento de conversa, onde falou da actualidade e futuro das publicações impressas, dos processos de trabalho, do mercado de clássicos e também das suas experiências pessoais enquanto jornalista, desde há quase 30 anos, quando se iniciou na Classic & Sports Car, até aos dias de hoje na Octane.
Outro talento da produção de conteúdos relacionados com automóveis clássicos, o Joel Araújo, esteve também no fórum para apresentar a segunda edição do seu anuário. Nesta publicação compila as melhores fotos de 2024 e acompanha-as com a sua escrita, sempre divertida e cativante. Assim foi também a animada conversa no fórum, onde falou sobre cada evento mencionado no livro, no mesmo tom que conhecemos da sua escrita e de que o público tanto gosta.
Gigantes da F1
Não será fácil voltar a juntar dois pilotos de fórmula 1 estrangeiros no fórum, mas o que será impossível é conseguir uma dupla tão divertida, simpática e interessante como Patrese e Fittipaldi, um com a experiência de competição em três décadas diferentes da F1, outro com dois títulos mundiais, mas ambos com a mesma atitude relaxada e com dedicação ao público do salão.
Os dois pilotos recordaram os tempos em ambos competiram na F1 em simultâneo, falaram da F1 do passado presente e futuro, realçaram os saltos evolutivos e os heróis com quem se cruzaram. Ao longo de uma hora, assistiu-se a uma verdadeira conversa de amigos, numa oportunidade única e irrepetível para os fãs. Emerson, no entanto, já disse quere voltar ao autoClássico uma terceira vez.
No domingo, Patrese voltou a solo, para então percorrer histórias da sua riquíssima carreira. O entusiasmo do público mas, especialmente o do piloto italiano, fez com que uma conversa planeada para 45 minutos, se estendesse para lá 80 minutos. A cada passo, Patrese ia recordando uma e outra história com detalhes cada vez mais interessantes, que o público dificilmente viria a conhecer de outra forma.
Apenas um de vários exemplos que permitem perceber que a vinda de estrelas nacionais e internacionais justifica-se, especialmente, por esta oportunidade de os ouvir abrir a caixa das memórias.












































