Está a leilão um MX-5 "unicórnio".
Antes de mais, vamos ser sinceros: o que não falta por esse mundo fora são MX-5 NA (ou MX-5 MkI para quem não fale “miatês”). O que também não falta são peças aftermarket de todos os tipos, preços e qualidades, para fazer “upgrades”. Por isso, é muito fácil transformar um carrinho de passeio na marginal, num tomba-gigantes dos track-days.
No entanto, a maioria das ideias bizarras que já tenham passado pela cabeça dos entusiastas e proprietários, já passaram pela cabeça dos engenheiros da Mazda uns anos antes. E se depressa imaginaram que o MX-5 seria uma boa ferramenta para os track-days, mais depressa produziram uma versão destinada a esse fim.
A quem é que isto interessa?
Como o nome indica, essa versão apenas foi produzida para o mercado japonês, pelo que tem volante à direita e, em vez de chamar-se Mazda MX-5, chama-se Eunos Roadster, na versão 1.8 RS Limited. Sim, é fácil de antecipar que todas as modificações que este modelo tem, são relativamente simples de reproduzir num modelo aftermarket, talvez de forma mais barata e mais eficaz, mas aí não estamos a pensar como um coleccionador...
Para esses, aqueles que gostam de ter as versões mais exclusivas, esta é uma oportunidade rara. Afinal, isto é o que de mais perto há de um GT3 RS do mundo MX-5. Dos 500, é provável que muitos já tenham partido deste mundo cruel, seja por corrosão ou por excesso de entusiasmo e, dos que restam, a grande maioria estará no país de origem. Este exemplar foi importado para Inglaterra e está a leilão no site Car & Classic.
Bem usado, mas bem completo
O RS Limited vinha equipado de origem com vários componentes específicos focados na performance dinâmica e prazer de condução, e todos eles parecem estar ainda presentes neste exemplar. De entre os mais evidentes, estão os bancos Recaro em kevlar, algo que hoje será difícil ou mesmo impossível de adquirir. Ainda no habitáculo, o volante e alavanca de velocidades da marca Nardi, são também originais (e não lhe chamem “versão Nardi Torino”, OK?), assim como o ar-condicionado, que é comum nas versões americanas (Miata), mas muito raro nos exemplares europeus da geração NA.
No exterior, as jantes BBS de 14 polegadas, são originais do modelo, embora houvesse outras versões especiais do NA equipadas com elas. O outro detalhe evidente a partir do exterior, é a reduzida altura ao solo, graças ao kit de suspensão Bilstein específico, com molas mais curtas e firmes, casadas amortecedores Bilstein reguláveis em dureza.
Para aumentar um pouco mais a precisão deste modelo mais radical, era também instalada de série a barra anti-aproximação amarela, específica do RS Limited.
Com menos de 120.000km, sem defeitos muito evidentes mas longe de estar imaculado, este raro exemplar irá, seguramente, integrar alguma colecção e ser tratado como algo de precioso.
O leilão só termina amanhã à noite e as licitações estão já perto das 9000 libras.